Alpinista Bernardo Collares sofre acidente em montanha na Argentina e aguarda resgate | ANJO DE DUAS CARAS

Alpinista Bernardo Collares sofre acidente em montanha na Argentina e aguarda resgate

A família do alpinista brasileiro Bernardo Collares, 46, dado como morto nesta semana, após acidente no monte Fitz Roy, chegaram nesta sexta-feira à Argentina para acompanhar um possível resgate.  Foram para a Argentina para acompanhar o resgaste a irmã a irmã do alpinista, Erica Collares Arantes, 48, e seu sobrinho Hugo Collares, 24.

O brasileiro, acompanhado da também experiente escaladora Renata Bradford, 34, conhecida como Kika, sofreu o acidente após conquistar o cume do Fitz Roy, na região de El Chaltén. Eles iniciavam a descida, quando o equipamento de Collares falhou. Em queda livre por 20 metros seu corpo veio a se chocar  contra um platô à velocidade 72 km/h.

Bermardo Collares ficou inconsciente por um tempo. Quando acordou, não sabia onde estava e sentia muita dor. Não era possível se mexer, afirmam os amigos. Teria fraturado a bacia e estaria com hemorragia interna. A única chance de ele sair vivo dali seria Kika chegar rápido à cidade mais próxima em busca de ajuda, e busca-lo de helicóptero.

Ela, então, deixou um saco de dormir e algumas provisões com o companheiro e foi em busca de ajuda. Desceu às pressas em busca de socorro, mas sua jornada até El Chaltén demorou dois dias e duas noites, debaixo de uma tormenta. Ao chegar ao povoado, ela foi recebida por médicos, autoridades locais e uma equipe de escaladores experientes que, em unanimidade, concordaram que não fazia sentido voltar ao cume para tentar resgatá-lo com vida.

Segundo a médica Carolina Codó, 41, que coordena as operações de resgate da comissão, nunca houve um resgate em um ponto tão alto do monte Fitz Roy. Bernardo ficou a menos de 300 metros do pico.

As autoridades ainda estudam como o resgate pode ser feito com segurança. De acordo com o ministério, o local onde pode estar o corpo do alpinista é de acesso muito difícil até mesmo com helicópteros, devido às condições climáticas e o vento forte.

O monte Fitz Roy é considerado um dos grandes desafios do montanhismo. Tem 1.800 metros de paredes verticais .  A temperatura no cume nesta época do ano bate nos -5ºC. Mas o principal obstáculo mesmo é o mau humor e a imprevisibilidade do clima.  Em 2010, a comissão de auxílio resgatou cerca de dez alpinistas com vida nas montanhas da região e buscou três corpos. 

Digite seu email confirme na C.Postal e receba notícias grátis:

LEIA TAMBÉM: 
Empresa chinesa lanca teclado e mouse de bambú
Receita de Alcatra ao creme de leite
Faça Inscrição para Concurso Banco do Brasil
ONU investiga estupro de 700 mulheres

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...