Denatran exige novos equipamentos aos mototaxistas. Punição ou prevenção? | ANJO DE DUAS CARAS

Denatran exige novos equipamentos aos mototaxistas. Punição ou prevenção?

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está determinando aos motofretistas e mototaxistas a obrigatoriedade do uso dos dispositivos que protegem as pernas (mata-cachorro) e antenas que previne acidentes contra pipas com cerol.

No ano passado o Contran diciplinou através de duas resoluções os requisitos para um profissional atuar como motofretistas e os respectivos dispositivos de segurança obrigatórios.

  Esteliane L.Silva, sofreu acidente em Indaiatuba SP
Elas entrariam em vigor em um ano, prazo no qual os Estados deveriam se ajustar. O órgão nacional agora afirma que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) estão solicitando mais tempo, pois não conseguiram se adequar às novas regras, principalmente à que determina cursos de formação para os condutores.

A legislação passou a prever um curso com carga horária de 30 horas. Os candidatos terão aulas, por exemplo, de ética, cidadania e gestão de riscos de acidentes (guiar com chuva, posicionamento na via).

A fiscalização será feita por agentes de trânsito e pela Polícia Militar. O motociclista que for pego sem a antena de proteção vai receber multa de R$ 127,69, perder cinco pontos na carteira e terá a moto apreendida.

No mês passado um soldado da PM estava de folga e saiu para dar uma volta de moto na Penha zona leste da capital paulista. Lamentavelmente o soldado foi atingido por uma linha com cerol. O policial foi levado ao Hospital Ermelino Matarazzo, mas não resistiu e morreu horas depois.

Infelizmente mais uma vez os condutores de motos e trabalhadores vão pagar a conta pela irresponsabilidade de terceiros. Neste país se pune a vítima enquanto os criminosos em potencial estão brincando de pipa pelas ruas.

Sou favorável a uma ampla discussão sobre o assunto e uma campanha de concientização na mídia pela não soltura de pipas em centros urbanos.

Deixe sua opinião sobre a cobrança do Denatran destes novos equipamentos em motocicletas e o que poderia ser feito para punir os soltadores de pipas nas ruas das cidades.


0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...