Quando o Comportamento do Ser Humano se Torna Irracional | ANJO DE DUAS CARAS

Quando o Comportamento do Ser Humano se Torna Irracional


Hoje tirei o dia para fazer uma pequena reflexão sobre o comportamento dos seres humanos especialmente o meu. 
É comum os seres humanos fazerem juízo de pessoas que nunca viram ou conviveram. Temos que nos preocupar em resolver nossos dilemas e nossas incertezas que surgem em nossas vidas como ar que respiramos todos os dias. Quem não tem problemas? Todos tem os seus, seja na família, no trabalho, nos estudos, na comunidade onde vive, enfim, nossos problemas são como um vulcão que está em constante erupção.

Mais o que vem me deixando angustiado e me fazendo refletir é quando pego alguém ou eu mesmo, com os seguintes dizeres "não fui com a cara de fulano", ou "meu santo não combina com o dele" "quando ele chega estraga o ambiente" etc.
- O que será que faz uma pessoa a não gostar de uma outra sem ao menos ter trocado uma idéia ou ter um relacionamento mais aprofundado. Algumas pessoas nos causam um certo desconforto somente de ouvir sua voz, seu comportamento superior, sua altivez, sua postura, seu jeito de andar, seu modo de vestir, enfim é irritante conviver com gente assim todos os dias.
- Depois de vários acontecimentos neste sentido e que pode levar a potencializar um maior número de pessoas insuportáveis em nossas vidas, cheguei a conclusão que a falha de comportamento na maioria das vezes se encontra em nós mesmos. 
Estas pessoas geralmente tem algo que gostaríamos de ter, ou que apreciamos muito, mais que estamos com uma certa dificuldade de alcançar. Eu não diria que seja inveja ou algo negativo, destrutivo ao ponto de trazer maiores transtornos, mais um sentimento de admiração e valorização do algoz rival, que confunde nossos pensamentos e nossa vaidade interior.
- Para resolver este problema que acaba sendo imaturo e inconsequente, podemos adotar uma postura de aproximação da pessoa em questão. Se aproximar da pessoa e puxar uma conversa informal é um dos primeiros esforços que podemos seguir, mesmo que a princípio este gesto venha trazer um certo desconforto. Se não der resultado na primeira vez, tente novamente, afinal somos seres humanos e também podemos não ser agradáveis aos olhos dos outros. 
Outra maneira é convidar a pessoa a ser conquistada para participar da sua roda de amigos, baladas, eventos, jogos, e procure tocar na parte mais sensível que tem o ser humano, que é o "coração". Se necessário, chame-o para uma conversa civilizada e esclarecedora sobre os motivos que porventura ainda os afastam e estremecem vossa amizade.
Meus amigos leitores não existe barreiras, armaduras ou trincheiras que resistam a um bom diálogo e a diplomacia entre as pessoas. Já tive pessoas que me traziam muita insatisfação quando porventura vinha a encontrar. Estas pessoas me traziam uma sensação muita estranha, maldosa, impiedosa, repulsa, medos. 
No entanto aos poucos estou vencendo estes obstáculos porque sei que sou uma pessoa de pouca abertura para as pessoas se aproximarem. Temos que todos os dias nos policiar e diariamente ser psicólogos de nós mesmos.
Se até mesmo o "cachorro e o gato" que são animais irracionais, em alguns casos chegam a conviver em paz e sem maiores problemas, porque nós seres humanos e racionais, sensíveis aos nossos erros, não podemos administrar esses conflitos.

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...