Quem Nasceu Primeiro a Corrupção ou Corruptor | ANJO DE DUAS CARAS

Quem Nasceu Primeiro a Corrupção ou Corruptor

No último sábado a tarde estava fazendo uma pequena viagem com uns amigos quando deparamos os policiais rodoviários exercendo suas atividades. Uns dos amigos no banco de traz questionou em tom de brincadeira que eles estariam levantando uns trocados para o fim de semana. Não fomos nem parados para averiguação, porém, aquele comentário nos levou a travar uma bela discussão por um longo trecho da viagem. Todo comentário feito jamais pode generalizar toda uma classe, sob pena de sermos injustos com a maioria dos profissionais que acreditamos ser honestos.

O questionamento é porque certas categorias de trabalho tem sérias dificuldades para adquirir credibilidade perante a população. Pensando bem todas as categorias são confiáveis e vão perdendo este crédito ao longo do tempo por atitudes impróprias e a falta de ética de alguns indivíduos. Estes dias houvi um comentário que dizia o seguinte "em todas as instituições, pequenas ou grandes empresas pode ter corrupção, o que diferencia uma das outras é que umas tem as ferramentas de controles para identificar e outras não".

Na Polícia Rodoviária conheço bons policiais dentro da corporação que honram seus uniformes e dignificam a classe. Pessoas que se aposentaram como policiais e deixaram uma imagem de respeito e dignidade na sociedade. Estes verdadeiros brasileiros vão sempre ser reconhecidos pelo seu desempenho. Inúmeros soldados morreram nas estradas como verdadeiros heróis defendendo a farda e executando seu trabalho.

Más também ouvimos com frequência relatos de pessoas que deram aquela pequena "contribuição" para que não fossem notificados e perdessem pontos em suas carteiras. O que nos deixa perplexo é que a corrupção nestes casos geralmente são por uns minguados trocados mas que não passa pelo entendimento da maioria dos trabalhadores, que tem que suar a camisa para ganhar seu salário honestamente.

Deixar de punir um veículo em más condições de tráfego, fiscalizar um motorista com sua documentação irregular ou dirigindo em alta velocidade, pode acarretar alguns quilômetros a frente em acidentes gravíssimos e muitas vezes em perdas de vidas. Como será que indivíduos dessa natureza podem dormir quando brincam com algo tão precioso que são vidas humanas. São profissionais que foram escolhidos através de concursos públicos e que recebem salários oriundos dos impostos pagos pela população para preservar a ordem pública e dar garantias de segurança aos usuários.

Entretanto não podemos esquecer que não existe a corrupção sem o corruptor. Muitas vezes quem critica não percebe que também já cometeu o erro de subornar a quem tem o dever de nos fiscalizar. Quando a infração é com os outros sempre desejamos que a lei seja cumprida a todo custo. Ficamos horrorizados quando um repórter filma ou pega no flagra uma dessas trocas de indecências.

Não sejamos hipócritas em querer uma sociedade extremamente correta, mas ficamos tristes com a imagem que temos nos exterior. O famoso jeitinho brasileiro corre o mundo e não podemos ter orgulho deste título e temos que lutar para acabar com este cancro na sociedade.

Estes dias escrevi um artigo no Imigrantes Brasil sobre colonização do Brasil e suas influências. Meu amigo e leitor do excelente blog do Informei.Info levantou uma situação do porque o Brasil adquiriu esta característica de um povo que adere facilmente ao "jeitinho brasileiro". Sem dúvidas sua matéria causou uma boa discussão com vários pontos de vista de pessoas realmente preparadas para o assunto..

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...