A saudade dos Mamonas Assassinas: uma dor que não passa | ANJO DE DUAS CARAS

A saudade dos Mamonas Assassinas: uma dor que não passa

Os Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock satírico, com influências de gêneros populares tais como forró, sertanejo, pagode além de hard rock e música portuguesa.A banda deixou um disco gravado em uma história de sucesso. Em seis meses, venderam 2 milhões de discos e conquistaram uma multidão.

Tornaram-se um grande sucesso com seu humor em meados da década de 1990, vendendo mais de 2,3 milhões de cópias de seu álbum homónimo de estréia e único de estúdio, graças ao sucesso de temas como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira" e "Sabão Crá-Crá". No auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.

A morte dos Mamonas Assassinas, em 1996, chocou o Brasil. Os músicos voltavam de um show quando o avião em que estavam chocou-se contra a Serra da Cantareira, em São Paulo. Mas preferimos não alongar a parte triste da história da banda e sim relembrar as alegrias que eles incorporaram em nossa juventude, que era a marca principal do grupo.

Grande parte do sucesso dos Mamonas deveu-se ao vocalista Dinho, o mais palhaço dos cinco, que ainda arrancava suspiros das meninas. Bento na guitarra, um japonês que se apresentava usando uma peruca rastafári, era o responsável pela mistura de estilos musicais da banda, que ia do sertanejo ao rock, passando pelo vira, tradicional música portuguesa. Julio Rasec nos teclados, o sobrenome artístico era, na verdade, seu segundo nome, César, escrito ao contrário, ficou conhecido pela performance de Maria, na música "Vira-Vira". Os irmãos Reoli, Samuel no baixo e Sérgio na bateria, usavam uma corruptela do verdadeiro nome da família, Reis de Oliveira, como nome artístico.

Os Mamonas começaram sem Dinho, numa banda chamada Utopia, especializada em covers de de grupos como Legião Urbana e Rush. O vocalista foi incorporado em meio a um show, e desde então o Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e lançou um disco que não vendeu 100 cópias. Além do "Vira-Vira", outros sucessos foram "Pelados em Santos", "Robocop Gay" e "Sabão Crá-Crá" Depois do desastre, a gravadora ainda lançou um disco ao vivo e a imagem dos integrantes chegou a ser comercializada em produtos como álbum de figurinhas.

Até hoje críticos musicais e estudiosos da sociedade se perguntam como foi que um grupo como os Mamonas Assassinas alcançou tanto sucesso entre todas as faixas etárias e sociais da nossa população. Todos procuram uma explicação para a fama estrondosa que o grupo alcançou. Esse acontecimento chocou o Brasil. Não se via tanta tristeza no país deste a morte do piloto Ayrton Senna quase dois anos atrás. Milhões de pessoas acompanharam tudo pela TV, desde o resgate dos corpos até o enterro na cidade de Guarulhos. No velório foram milhares de pessoas se espremendo para dar o último adeus àqueles que haviam se tornado ídolos nacionais.

Títulos de alguns sucessos dos Mamonas Assassinas

Uma Arlinda Mulher
Vira-Vira
Robocop Gay
Pelados em Santos
Mundo Animal
Lá Vem O Alemão
Jumento Celestino
Chopis Centis
Bois Don't Cry
Débil Metal
SáBado De Sol
SabãO Crá Crá
CabeçA De Bagre
Não Peide Aqui Baby
Débil Metal (tradução)
Joelho
Ninja Jiraya
Uma Arlinda Mulher
Desnudos en Cancún
Onon Onon
Pink Panther Theme
Pelados Em Santos
Uma Arlinda Mulher
Robocop Gay

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...