Banda Calypso | ANJO DE DUAS CARAS

Banda Calypso


A Banda Calypso é uma banda de Calipso brasileira de Belém, Pará, criada pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista Cledivan Almeida Farias conhecido como Chimbinha. 

A Banda Calypso surgiu através de um encontro inusitado nos bastidores do movimento Brega Pop em Belém no final da década de 90. Joelma havia acabado de deixar a Banda Fazendo Arte, e Chimbinha era o arranjador mais requisitado dos cantores paraenses.

A Banda Calypso desde de sua formação em 1999 vem se destacando no cenário artístico brasileiro, com músicas dançantes e românticas, apresenta um novo ritmo quente do Brasil (o Calypso do Pará), que assim como a lambada (ritmo também do Pará) surgida no início dos anos 90, promete ser uma febre entre os brasileiros de todas as idades e classes sociais.

A Banda Calypso nos apresenta um ritmo envolvente e contagiante, conhecido em Belém como brega pop ou Calypso. Não se sabe, ao certo, como definir o estilo musical da banda, mas como a própria música diz, é a nova dança do estado do Pará, a própria Banda define como sendo o Calypso do Pará e essa denominação vem sendo aceita por outros Bandas que divulgam esse ritmo em Belém e no Brasil. Da periferia de Belém para o Brasil a Banda Calypso é a responsável por um novo ritmo que já tomou conta do Nordeste e, agora, se espalha pelo resto do país.

Muitos confundem o ritmo calypso com o forró, no entanto as semelhanças estão apenas no teor alucinante e caliente da dança, pois o calypso é um ritmo totalmente diferente de tudo que já se viu, na verdade é uma mistura de vários ritmos de raízes bem paraenses como cúmbia, merengue e carimbó, mostrando a influência e fidelidade da Banda Calypso a cultura do estado do Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...