ANJO DE DUAS CARAS

O fato das meninas cada vez mais jovens estarem se vestindo de maneira sensual influenciadas pela moda e publicidade na tv tem se tornado uma tendência preocupante.

A mídia têm feito uma pressão exacerbadas ao retratar as meninas muito jovens em formas sensuais. Durante a última década, a indústria da moda começou a usar modelos cada vez mais jovens, e agora tem se tornado comum as agências trabalharem com modelos de  12 e 13 anos de idade como se fossem mulheres.

Ângulos de câmera onde a modelo está de perfil ou as vezes olhando para cima, presume-se que é uma mulher mais alta em poses vulneráveis a  imitar as imagens visuais comuns de poses adultas.
 
O antropólogo David Murray adverte que, "Nossa cultura é em grande medida a experimentar com erotizar a criança." Para Murray, o frenesi da mídia em torno de garotas com Britney Spears e outras estrelas  são exemplos de como essa erotização está sendo transformado em um produto altamente vendável.
 
O exame mais superficial dos meios de comunicação confirma que as jovens estão sendo bombardeados com imagens de sexualidade, muitas vezes dominadas por retratos estereotipada das mulheres e meninas como impotentes, vítimas passivas.

Esta pressão que os especialistas chamam de "erotização" baseia o valor de uma pessoa essencialmente e seu sex appeal e pode levar à depressão, a distúrbios alimentares e a um mau desempenho escolar.

A erotização da imagem da mulher gera preocupação na opinião pública, especialmente após comoção provocada pela morte de modelos anoréxicas. Em Madri, as autoridades proibiram a participação nos desfiles de modelos demasiadamente magras e jovens. Na Itália, foi adotado um código de ética para selecionar as modelos e na França, o ministro da Saúde, Xavier Bertrand, pediu a um grupo de trabalho que elabore um código de ética para o uso da imagem feminina na publicidade.

 

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