Comportamento dos Macacos pode ser Implantado nas Empresas | ANJO DE DUAS CARAS

Comportamento dos Macacos pode ser Implantado nas Empresas


Uma pesquisa americana sugere que imitar o comportamento de macacos pode ser a chave para obter sucesso na carreira profissional.
- O estudo, conduzido por uma equipe de pesquisadores de vários países e publicado na última edição da revista New Scientist, comparou a selva com o ambiente de trabalho e indica que as atitudes tomadas pelos primatas para sobreviver na vida selvagem podem também ajudar quem quer a evoluir na carreira.
Os pesquisadores fizeram experiências com macacos e chimpanzés e delas tiraram algumas regras de selva” que podem ser aplicadas no dia-a-dia do trabalho.
- A primeira delas, afirmam os especialistas, é saber trabalhar em equipe. As experiências com macacos mostraram que eles normalmente trocaram favores para atrair a simpatia e obter algo em retorno no futuro.
Como exemplo, os especialistas citaram chimpanzés que dividem a comida com os outros em retorno de seu apoio em possíveis brigas. Os pesquisadores ainda citaram os macacos que coçam as costas dos outros, esperando o mesmo em troca.
“ Para ir em frente no emprego, é preciso cultivar fortes alianças no trabalho, dar assistência e pedir favores quando é preciso”, afirma a pesquisa.
- Temos que aprender a viver em comunidade, aprender o sinônimo de colaboração e sempre ajudar o companheiro em qualquer momento de dificuldade que possa estar atravessando. Outra importante dica é que os chipanzés não ficam remoendo rancores e logo após uma briga eles geralmente se abraçam.
- “Não há nada mais revoltante do que descobrir que o colega recebe todos os créditos por um trabalho feito pela coletividade. É uma situação injusta que e semeia um ambiente de desarmonia”, diz a pesquisa.
-Segundo os especialistas, primatas que se sentem agredidos por seus superiores manifestaram altos níveis do hormônio do estresse, o corticosteróide, o que pode levar a problemas de saúde, como pressão alta.
Ser um bom chefe é saber “ter equilíbrio entre liderança e motivação da equipe”,
- Os chipanzés vem aos pouco nos ensinando como viver em comunidade. Vou passar a implantar alguns conhecimentos deles dentro de minha empresa.Será que vai dar certo?
Mais vale um chipanzé simpático, inteligente e agregador em nossa empresa do que um funcionário antipático, pouco inteligente e desagregador.

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...