O Papel da Mídia na Sociedade Brasileira | ANJO DE DUAS CARAS

O Papel da Mídia na Sociedade Brasileira

Sabemos que a mídia é um instrumento que mede com qualificação a quantas andam as instituições democráticas em um país. Em países de governos autoritários que centralizam o poder nas mãos de poucos e ameaçam os direitos humanos e o direito de expressão não autorizam nenhum meio de comunicação privado e sem controle.

No Brasl estamos em plena democracia e nos fartamos de falar o que pensamos das autoridades governamentais, judiciário, militares sem sofrer represálias. Poucas vezes observamos alguns casos que violam o direito de expressão como foi o caso do jornalista norte-americano que noticiou sobre o presidente Lula e foi proibido de voltar ao Brasil.

Infelizmente em nosso país tornou-se cultura as fartas distribuição de canais de TV e rádios a políticos que tem se tornado o cancro na mídia local. Em cidades menores ou até mesmo em estados é fácil de identificar que toda a mídia televisiva e radiofônica está nas mãos de alguns grupos políticos que manipulam e usam as mesmas para fins eleitoreiros.

Geralmente os grupos adversários são impedidos ou são obrigados a se calar por não ser da mesma legenda e isto afronta o direito de expressão e a democracia tão apregoada. Devemos ter iniciativas que colaborem a coibir estes tipos de ações e que todos os meios de comunicação sejam usados como instrumentos democráticos para fins de informação para a população.

No Brasil a imprensa tem tido um papel relevante ao longo dos anos. Mas também podemos presenciar épocas de decadência quando alguns meios de comunicação trabalhavam a favor de governos militares. Era comum ver jornais e TV noticiando que o modelo econômico adotado pelos governos militares no início dos anos setenta, eram o melhor para o país, quando atravessavamos o chamado "milagre econômico do governo Médice".
 
A poucos dias podemos ver até mesmo o presidente Lula dizendo que "se houvesse eleições diretas nesta época o presidente Médice se elegeria com facilidade", tamanha euforia da população que se deixava envolver pela campanha da mídia em favor do General na época.

Em outras épocas presenciamos a mídia se envolvendo na política junto com os caras-pintada e derrubando o presidente Collor de Melo, por motivos banais considerando-se escândalos ocorridos em outros governos.

Esta é a imprenssa falada, escrita e televisiva do nosso país que sempre está em evidência. Sem generalizar porque cada qual cumpre o seu papel na história da construção de um país. Em alguns momentos muitos se vestiram de verde e amarelo e enfrentaram lutas armadas contra exércitos, generais e o autoritarismo em favor do povo. A minoria se esconderam e trairam suas convicções e vestiram o uniforme verde-oliva e viveram camuflados na covardia.

A liberdade de imprensa é sem dúvida um instrumento que devemos usar para apoiar e defender os direitos do cidadão. Cabe a nós ouvintes e leitores saber filtrar as notícias verdadeiras e as tendenciosas e ter nossas convicções para que possamos argumentar em cima dos fatos.

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR SEU COMENTÁRIO. VOLTE SEMPRE...